Ações sociais

Instituto Criança É Vida

logo-icv

A MSD tem como principal objetivo intensificar as ações de responsabilidade social, seja por meio de parcerias com ONGs, comunidades, parcerias sustentáveis, inclusão no esporte ou voluntariado. Dessa forma, com a ajuda e participação de todos os funcionários é possível colocar em prática atividades que proporcionem melhorias e avanços para implantação de projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa.


Desde 1996 o Instituto da Criança É Vida é um exemplo de projeto voltado para saúde física e emocional de crianças que vivem em comunidades de baixa renda. A meta principal é disseminar informações e conteúdos médicos/psicológicos para prevenção de doenças.


O Criança é Vida nasceu como um projeto social da empresa Schering-Plough, atuando com 20 voluntários em 9 instituições. Hoje, trabalha com cerca de 170 instituições e mais de 750 "agentes de saúde" - voluntários e funcionários de instituições - para a multiplicação de seus projetos a cerca de 15 mil famílias e 11 mil crianças.


Os funcionários do "Instituto Criança é Vida" capacitam educadores e outros colaboradores de instituições, além de voluntários de empresas parceiras para multiplicar os projetos para crianças e famílias dessas comunidades.


Os projetos são estruturados por ciclos e módulos, dependendo do público. Para os adultos o ciclo é de 12 módulos dedicados a informar dados e importância sobre as vacinas, cuidados com a higiene da casa e dos alimentos, prevenção de acidentes, primeiro socorros, saúde bucal, entre outros. Já o "Criança é Vida Bebês" é um ciclo de 6 módulos que tem como objetivo conscientizar pais e educadores sobre a importância dos primeiros 24 meses de vida e para o desenvolvimento emocional e afetivo do ser humano. O "Criança é Vida" é um ciclo de 14 módulos para crianças de 5 a 6 anos, e ciclo de 8 módulos para crianças de 3 a 4 anos, com o objetivo de transformar crianças em pequenos agentes de mudança de sua própria realidade no que diz respeito aos cuidados básicos com higiene e prevenção de doenças.


img-cv-ed-sexual

O "Criança é Vida Educação Sexual" é um ciclo de 6 módulos para crianças de 7 a 9 anos e tem como objetivo contribuir para que as crianças aprendam sobre sexualidade com prazer e responsabilidade, além de trabalhar a prevenção ao abuso sexual.


Já o Criança é Vida Educação Sexual é um ciclo de 6 módulos para a faixa etária dos 10 aos 12 anos e reforça temas como auto-estima, anatomia e reprodução humana. Também aborda tipos de relacionamento, relações de gênero, comportamento, decisões, direito e cidadania, sendo que o principal tema é evitar a gravidez não planejada.


O mais novo projeto do Instituto é o "Criança é Vida Afeto e Proteção", escrito por profissionais de psicologia e medicina, e está sendo revisado por médicos do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Nesse projeto os profissionais e familiares aprendem a questão da prevenção à violência contra a criança.


Todas as atividades do "Instituto Criança é Vida" são respaldadas por suas “Alianças Estratégicas”, organizações que ajudam a construir o conhecimento. Os projetos são escritos por médicos, psicólogos e biólogos, mas a linguagem é simples e acessível.


Certificado como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público desde 2004, o Instituto Criança é Vida também está inscrito no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA e no Conselho Municipal de Assistência Social. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.criancaevida.org.br.

Copyright © 2013 Merck Sharp & Dohme Corp. Uma subsidiária da Merck & Co., Inc., Kenilworth, NJ, USA. Todos os direitos reservados.
Este site é para residentes no Brasil
Não tome nenhum medicamento sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para sua saúde.

TRUSTe - Click to Verify